Participa enviando para o mail saomartinhodeangueira@gmail.com as tuas fotos com as tuas histórias e nós blogamos.

S. MARTINHO DE ANGUEIRA (San Martino)

Área: 36,8 Km2.
Coordenadas: 41° 38' N 06° 20' W.
Densidade populacional: 9,8 hab./Km2.
População residente: 359 indivíduos.
Edifícios: 321.
Núcleos familiares residentes: 113.
Orago: São Pedro.

Terreno: Implantado num vale ao longo do Rio Angueira, é o único aglomerado e sede da Freguesia. No extremo norte do Concelho de Miranda do douro, confinante com território espanhol.
Acessibilidades: A acessibilidade a Miranda do Douro é garantida pelas E.M.'s 542 e 544, distando desta cerca de 25 km. A E.M. 542 possibilita ainda ligação ao exterior quer ao Concelho vizinho de Vimioso (lig. S. Martinho de Angueira - Avelanoso) quer a Espanha (fronteira de Três Marras) Alcanices.
Património: Igreja Matriz e a Capela do Stº Cristo, cruzeiros, um castro romanizado no seu termo e vestígios de arte rupestre no sítio do "Rebolhão. É, no entanto um aglomerado rural típico da região, onde predomina o xisto vermelho e o granito na estrutura
Actividades económicas: Agricultura, pecuária e comércio
Festas e Romarias: Santa Cruz (2 a 4 de Maio), N. Sra. do Rosário (Festa dos Pauliteiros) – (penúltimo dom. de Agosto) e S. Martinho (11 de Novembro)
Gastronomia: Posta mirandesa, churrasco de cordeiro, fumeiro
Artesanato: Cestaria, colchas, rendas, gaitas de foles, flautas castanholas, escanos, escultura em madeira.
Colectividades: Associação Cultural e Recreativa Amigos de S. Martinho, Associação de Caça e Pesca S. Martinhense, "FLORESTÁGUA" – – Associação de Produtores Florestais e Regantes , Cooperativa Agrícola de S. Martinho e Lar Paroquial.

Equipamentos sociais: a freguesia conta, há algum tempo, com um moderno Lar de Terceira Idade. Este, por sua vez, fica implantado na antiga “Cortinha da Abadia” e é distribuído por três pisos com ligação por elevador. Tem capacidade para vinte idosos em sistema de internato e trinta em sistema de externato. Neste último, os idosos contam com a assistência domiciliária e a limpeza de roupas. A freguesia possui também uma Casa do Povo que presta diversos serviços aos residentes. Neste edifício realizam-se, ao longo do ano, vários eventos culturais e desportivos de modo a reunir os habitantes.


Igreja Matriz


Este templo tem S. Pedro por orago.Interessa-nos sobretudo a sua espacialidade interior. O arco cruzeiro, datado de 1747, relaciona a capela maior com o corpo em cujas ilhargas se definem algumas capelas. No lado da epístola, a capela da Senhora do Rosário abre-se para a nave através de um arco pleno sobre pilastras de capitéis dóricos. No intradorso do fecho lê-se o cronograma de 1833. Já no lado do evangelho, alinham-se as capelas das Almas, junto ao presbitério, e a de Nossa Senhora da Purificação. Comunicando entre si, estes espaços abrem-se também para a nave pelo lançamento de dois arcos de grande vão que ou repousam em pilastras ou arrancam do pavimento, como acontece na capela da Purificação. Seja como for, a amplitude destas arcadas, implicam uma organização espacial muito próxima das soluções apresentadas por algumas igrejas de duas naves.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Tiu Bispo

O \"Bispo\" de Miranda José João Afonso (Bispo) - \"The Legendary Men\" -, pai de Teresa Afonso (Bispa), nasceu e foi criado na zona de transicção da terra fria para a terra quente transmontana, planalto onde as paisagens maravilhosas se manifestam com contrastes acentuados de cores que vão do amarelo intenso das giestas ao branco das amendoeiras; de formas, onde o planalto se destaca por contraste com as arribas do Douro, e onde a pureza do ar e da preservação dos bens da natureza são sublinhados no Parque Natural do Douro Internacional, com a riqueza da sua fauna e flora tão característica - S. Martinho de Angueira, concelho de Miranda do Douro, distrito de Bragança. Ferreiro de profissão, José Afonso (Bispo), como nos disse sua filha, afirmava que \"um borracho fino nunca troca a água por vinho\". E foi por estas terras mirandesas que, invariavelmente acompanhado da sua \"bota\", viveu até que um dia partiu contornando a fronteira das \"três Marras\", com destino a França.·As histórias sobre este transmontano multiplicam-se. Enófilo e apreciador dos prazeres da vida e da boa gastronomia era nornal vê-lo calcorrear os caminhos que levavam ao castro romanizado nas imediações da sua aldeia, ou aos vestígios de arte rupestre no sítio do \"Rebolhão\" cantarolando a célebre cancão dos caminhantes transmontanos: \"Nem pão quente, nem vinho que salte ao dente / Quem quiser saber o que as léguas são, que vá de Izeda a Santulhão! / Mas se o quiser saber de verdade, que vá de Bornes à Trindade\".·Todos o conheciam por \"Bispo\", a alcunha com que o perpectuaram dada a sua nobre personalidade, o seu discurso fácil e a lhaneza no trato - era transmontano, de Miranda. Faleceu em 1996, depois de cumprir o seu sonho - criar os seus e regressar à terra que o viu nascer.
Daniel Menezes, 2007-04-25 In Diário de Trás-os-Montes

1 comentário:

Boieiro disse...

Buonas nuites

Tiu Bispo hoije tamien ye ua marca de bino na Califórnia.
http://www.bisposcellar.com/

Yá tardabades porqui!

Un abraço

Cuntas san martineiras - São Pedro 2008

Galeria de fotos do São Pedro 2008

Fotos do almoço anual de confraternização da geração de 1950