A localidade é mencionada em 1212, num documento que D.Fernando Fernandez legou ao mosteiro "San Martin de Castanheda o legado" Nos escritos de D. Afonso III em 1258, aparecem osnomes "de Sancti Martini Riparia" e "Sanctus Martinus de Angueyra ".
Durante algumas décadas São Martinho de Angueira esteve relacionada com a actividade mineira devido à presença de cobre e Wolframio. O contrabando com o vizinho espanhol, também foi durante a ditadura, uma "especialização" da aldeia.
Durante algumas décadas São Martinho de Angueira esteve relacionada com a actividade mineira devido à presença de cobre e Wolframio. O contrabando com o vizinho espanhol, também foi durante a ditadura, uma "especialização" da aldeia.
As festas e ramboias estiveram sempre no espirito da aldeia conforme se pode verificar em foto.
Este templo tem S. Pedro por orago.Interessa-nos sobretudo a sua espacialidade interior. O arco cruzeiro, datado de 1747, relaciona a capela maior com o corpo em cujas ilhargas se definem algumas capelas. No lado da epístola, a capela da Senhora do Rosário abre-se para a nave através de um arco pleno sobre pilastras de capitéis dóricos. No intradorso do fecho lê-se o cronograma de 1833. Já no lado do evangelho, alinham-se as capelas das Almas, junto ao presbitério, e a de Nossa Senhora da Purificação. Comunicando entre si, estes espaços abrem-se também para a nave pelo lançamento de dois arcos de grande vão que ou repousam em pilastras ou arrancam do pavimento, como acontece na capela da Purificação. Seja como for, a amplitude destas arcadas, implicam uma organização espacial muito próxima das soluções apresentadas por algumas igrejas de duas naves.













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