Participa enviando para o mail saomartinhodeangueira@gmail.com as tuas fotos com as tuas histórias e nós blogamos.

S. MARTINHO DE ANGUEIRA (San Martino)

Área: 36,8 Km2.
Coordenadas: 41° 38' N 06° 20' W.
Densidade populacional: 9,8 hab./Km2.
População residente: 359 indivíduos.
Edifícios: 321.
Núcleos familiares residentes: 113.
Orago: São Pedro.

Terreno: Implantado num vale ao longo do Rio Angueira, é o único aglomerado e sede da Freguesia. No extremo norte do Concelho de Miranda do douro, confinante com território espanhol.
Acessibilidades: A acessibilidade a Miranda do Douro é garantida pelas E.M.'s 542 e 544, distando desta cerca de 25 km. A E.M. 542 possibilita ainda ligação ao exterior quer ao Concelho vizinho de Vimioso (lig. S. Martinho de Angueira - Avelanoso) quer a Espanha (fronteira de Três Marras) Alcanices.
Património: Igreja Matriz e a Capela do Stº Cristo, cruzeiros, um castro romanizado no seu termo e vestígios de arte rupestre no sítio do "Rebolhão. É, no entanto um aglomerado rural típico da região, onde predomina o xisto vermelho e o granito na estrutura
Actividades económicas: Agricultura, pecuária e comércio
Festas e Romarias: Santa Cruz (2 a 4 de Maio), N. Sra. do Rosário (Festa dos Pauliteiros) – (penúltimo dom. de Agosto) e S. Martinho (11 de Novembro)
Gastronomia: Posta mirandesa, churrasco de cordeiro, fumeiro
Artesanato: Cestaria, colchas, rendas, gaitas de foles, flautas castanholas, escanos, escultura em madeira.
Colectividades: Associação Cultural e Recreativa Amigos de S. Martinho, Associação de Caça e Pesca S. Martinhense, "FLORESTÁGUA" – – Associação de Produtores Florestais e Regantes , Cooperativa Agrícola de S. Martinho e Lar Paroquial.

Equipamentos sociais: a freguesia conta, há algum tempo, com um moderno Lar de Terceira Idade. Este, por sua vez, fica implantado na antiga “Cortinha da Abadia” e é distribuído por três pisos com ligação por elevador. Tem capacidade para vinte idosos em sistema de internato e trinta em sistema de externato. Neste último, os idosos contam com a assistência domiciliária e a limpeza de roupas. A freguesia possui também uma Casa do Povo que presta diversos serviços aos residentes. Neste edifício realizam-se, ao longo do ano, vários eventos culturais e desportivos de modo a reunir os habitantes.


Igreja Matriz


Este templo tem S. Pedro por orago.Interessa-nos sobretudo a sua espacialidade interior. O arco cruzeiro, datado de 1747, relaciona a capela maior com o corpo em cujas ilhargas se definem algumas capelas. No lado da epístola, a capela da Senhora do Rosário abre-se para a nave através de um arco pleno sobre pilastras de capitéis dóricos. No intradorso do fecho lê-se o cronograma de 1833. Já no lado do evangelho, alinham-se as capelas das Almas, junto ao presbitério, e a de Nossa Senhora da Purificação. Comunicando entre si, estes espaços abrem-se também para a nave pelo lançamento de dois arcos de grande vão que ou repousam em pilastras ou arrancam do pavimento, como acontece na capela da Purificação. Seja como for, a amplitude destas arcadas, implicam uma organização espacial muito próxima das soluções apresentadas por algumas igrejas de duas naves.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Pauliteiros no Porto

Os samartineiros no Porto, juntamente com uns conterrâneos de aldeias vizinhas têm um grupo de pauliteiros onde matam saudades de uma das tradições mais ricas. Na sexta feira passada, voltaram ao trabalho e juntaram-se para mais um ensaio. Aqui fica o registo.


para toda a gente dançar muda o tocador....

ou quando se cansam muda o tocador do bombo....


mas nada como as imagens

6 comentários:

pedro afonso disse...

cuitadicos nem o arrroz doce ganham;;;;;;deve ser defeito do gaiteiro ba...mas son bien ruiniques......!!!

Anónimo disse...

Permitam-me que faça duas critas às ultimas fotos divulgadas no blog; uma construtiva e a outra... tambem; mas um pouco menos.
Quanto ao "genérico" dos pauliteiros de são martinho... o guia esquerdo falhou um pau... o peão de dentro, não acertou nenhum, o bombeiro beteu em todas... ao menos alguem acertou no ritimo. Granda Gilberto.=))
A todos.. um abraço, com amizade.
Até ao "3 de maio"
Zé Luis Terron

Anónimo disse...

uns a ampeçar, outros ya les pesa mas la barriga que ls palotes...mas inda assi, l'alma samartineira ye grande an todos!!!
ua beç dançador, siempre dançador.

Unknown disse...

Eu não conheço nenhum, mas o melhor é o Ilídio!!!

Bananinha disse...

Confesso que pensei que os paus utilizados nesta dança fossem maiores...estamos sempre a aprender!

Bananinha

Luis Lucas disse...

pois ainda be que a cultura e tradição das terras de Niranda e em particular de São Martinho e Constantim são divulgadas com o maior dos encantos no distrito do Porto e em Progarmas de TV.
A mim deixa-me muito honrados embora não saiba dança~r mas sou um grande apreciados dos costumes da nossa terra.

Cuntas san martineiras - São Pedro 2008

Galeria de fotos do São Pedro 2008

Fotos do almoço anual de confraternização da geração de 1950