samartineiros são como as urzes....
raiz dura...
Equipamentos sociais: a freguesia conta, há algum tempo, com um moderno Lar de Terceira Idade. Este, por sua vez, fica implantado na antiga “Cortinha da Abadia” e é distribuído por três pisos com ligação por elevador. Tem capacidade para vinte idosos em sistema de internato e trinta em sistema de externato. Neste último, os idosos contam com a assistência domiciliária e a limpeza de roupas. A freguesia possui também uma Casa do Povo que presta diversos serviços aos residentes. Neste edifício realizam-se, ao longo do ano, vários eventos culturais e desportivos de modo a reunir os habitantes.
Este templo tem S. Pedro por orago.Interessa-nos sobretudo a sua espacialidade interior. O arco cruzeiro, datado de 1747, relaciona a capela maior com o corpo em cujas ilhargas se definem algumas capelas. No lado da epístola, a capela da Senhora do Rosário abre-se para a nave através de um arco pleno sobre pilastras de capitéis dóricos. No intradorso do fecho lê-se o cronograma de 1833. Já no lado do evangelho, alinham-se as capelas das Almas, junto ao presbitério, e a de Nossa Senhora da Purificação. Comunicando entre si, estes espaços abrem-se também para a nave pelo lançamento de dois arcos de grande vão que ou repousam em pilastras ou arrancam do pavimento, como acontece na capela da Purificação. Seja como for, a amplitude destas arcadas, implicam uma organização espacial muito próxima das soluções apresentadas por algumas igrejas de duas naves.
2 comentários:
OLA AMIGOS SAMARTINEIROS;éRA SO UM APARTE.AS URZES DAO-SE EM TERRENOS SECOS ENQUANTO NOS ESTAMOS MELHOR EM ZONAS HUMIDAS......UM ABRAçO ATé AO 3 DE MAIO"JUNTO à RIBEIRA"
Quanto à urze... tenho uma certa aversão a esse arbusto... fiz muitas burras nas mãos a arrancar as raizes, para fazer carvão para aguçar las reilhas na frauga do ti Zé Meirino. (grande amigo). mas não guardo ressentimentos por isso... foi aí que começou a minha escola da vida.
A todos.. um abraço, com amizade.
Até ao "3 de maio"
Zé Luis Terron
Enviar um comentário