S. MARTINHO DE ANGUEIRA (San Martino)
Área: 36,8 Km2.
Coordenadas: 41° 38' N 06° 20' W.
Densidade populacional: 9,8 hab./Km2.
População residente: 359 indivíduos.
Edifícios: 321.
Núcleos familiares residentes: 113.
Orago: São Pedro.
Terreno: Implantado num vale ao longo do Rio Angueira, é o único aglomerado e sede da Freguesia. No extremo norte do Concelho de Miranda do douro, confinante com território espanhol.
Acessibilidades: A acessibilidade a Miranda do Douro é garantida pelas E.M.'s 542 e 544, distando desta cerca de 25 km. A E.M. 542 possibilita ainda ligação ao exterior quer ao Concelho vizinho de Vimioso (lig. S. Martinho de Angueira - Avelanoso) quer a Espanha (fronteira de Três Marras) Alcanices.
Património: Igreja Matriz e a Capela do Stº Cristo, cruzeiros, um castro romanizado no seu termo e vestígios de arte rupestre no sítio do "Rebolhão. É, no entanto um aglomerado rural típico da região, onde predomina o xisto vermelho e o granito na estrutura
Actividades económicas: Agricultura, pecuária e comércio
Festas e Romarias: Santa Cruz (2 a 4 de Maio), N. Sra. do Rosário (Festa dos Pauliteiros) – (penúltimo dom. de Agosto) e S. Martinho (11 de Novembro)
Gastronomia: Posta mirandesa, churrasco de cordeiro, fumeiro
Artesanato: Cestaria, colchas, rendas, gaitas de foles, flautas castanholas, escanos, escultura em madeira.
Colectividades: Associação Cultural e Recreativa Amigos de S. Martinho, Associação de Caça e Pesca S. Martinhense, "FLORESTÁGUA" – – Associação de Produtores Florestais e Regantes , Cooperativa Agrícola de S. Martinho e Lar Paroquial.
Equipamentos sociais: a freguesia conta, há algum tempo, com um moderno Lar de Terceira Idade. Este, por sua vez, fica implantado na antiga “Cortinha da Abadia” e é distribuído por três pisos com ligação por elevador. Tem capacidade para vinte idosos em sistema de internato e trinta em sistema de externato. Neste último, os idosos contam com a assistência domiciliária e a limpeza de roupas. A freguesia possui também uma Casa do Povo que presta diversos serviços aos residentes. Neste edifício realizam-se, ao longo do ano, vários eventos culturais e desportivos de modo a reunir os habitantes.
6 comentários:
cuitadicos nem o arrroz doce ganham;;;;;;deve ser defeito do gaiteiro ba...mas son bien ruiniques......!!!
Permitam-me que faça duas critas às ultimas fotos divulgadas no blog; uma construtiva e a outra... tambem; mas um pouco menos.
Quanto ao "genérico" dos pauliteiros de são martinho... o guia esquerdo falhou um pau... o peão de dentro, não acertou nenhum, o bombeiro beteu em todas... ao menos alguem acertou no ritimo. Granda Gilberto.=))
A todos.. um abraço, com amizade.
Até ao "3 de maio"
Zé Luis Terron
uns a ampeçar, outros ya les pesa mas la barriga que ls palotes...mas inda assi, l'alma samartineira ye grande an todos!!!
ua beç dançador, siempre dançador.
Eu não conheço nenhum, mas o melhor é o Ilídio!!!
Confesso que pensei que os paus utilizados nesta dança fossem maiores...estamos sempre a aprender!
Bananinha
pois ainda be que a cultura e tradição das terras de Niranda e em particular de São Martinho e Constantim são divulgadas com o maior dos encantos no distrito do Porto e em Progarmas de TV.
A mim deixa-me muito honrados embora não saiba dança~r mas sou um grande apreciados dos costumes da nossa terra.
Enviar um comentário