Participa enviando para o mail saomartinhodeangueira@gmail.com as tuas fotos com as tuas histórias e nós blogamos.

S. MARTINHO DE ANGUEIRA (San Martino)

Área: 36,8 Km2.
Coordenadas: 41° 38' N 06° 20' W.
Densidade populacional: 9,8 hab./Km2.
População residente: 359 indivíduos.
Edifícios: 321.
Núcleos familiares residentes: 113.
Orago: São Pedro.

Terreno: Implantado num vale ao longo do Rio Angueira, é o único aglomerado e sede da Freguesia. No extremo norte do Concelho de Miranda do douro, confinante com território espanhol.
Acessibilidades: A acessibilidade a Miranda do Douro é garantida pelas E.M.'s 542 e 544, distando desta cerca de 25 km. A E.M. 542 possibilita ainda ligação ao exterior quer ao Concelho vizinho de Vimioso (lig. S. Martinho de Angueira - Avelanoso) quer a Espanha (fronteira de Três Marras) Alcanices.
Património: Igreja Matriz e a Capela do Stº Cristo, cruzeiros, um castro romanizado no seu termo e vestígios de arte rupestre no sítio do "Rebolhão. É, no entanto um aglomerado rural típico da região, onde predomina o xisto vermelho e o granito na estrutura
Actividades económicas: Agricultura, pecuária e comércio
Festas e Romarias: Santa Cruz (2 a 4 de Maio), N. Sra. do Rosário (Festa dos Pauliteiros) – (penúltimo dom. de Agosto) e S. Martinho (11 de Novembro)
Gastronomia: Posta mirandesa, churrasco de cordeiro, fumeiro
Artesanato: Cestaria, colchas, rendas, gaitas de foles, flautas castanholas, escanos, escultura em madeira.
Colectividades: Associação Cultural e Recreativa Amigos de S. Martinho, Associação de Caça e Pesca S. Martinhense, "FLORESTÁGUA" – – Associação de Produtores Florestais e Regantes , Cooperativa Agrícola de S. Martinho e Lar Paroquial.

Equipamentos sociais: a freguesia conta, há algum tempo, com um moderno Lar de Terceira Idade. Este, por sua vez, fica implantado na antiga “Cortinha da Abadia” e é distribuído por três pisos com ligação por elevador. Tem capacidade para vinte idosos em sistema de internato e trinta em sistema de externato. Neste último, os idosos contam com a assistência domiciliária e a limpeza de roupas. A freguesia possui também uma Casa do Povo que presta diversos serviços aos residentes. Neste edifício realizam-se, ao longo do ano, vários eventos culturais e desportivos de modo a reunir os habitantes.


Igreja Matriz


Este templo tem S. Pedro por orago.Interessa-nos sobretudo a sua espacialidade interior. O arco cruzeiro, datado de 1747, relaciona a capela maior com o corpo em cujas ilhargas se definem algumas capelas. No lado da epístola, a capela da Senhora do Rosário abre-se para a nave através de um arco pleno sobre pilastras de capitéis dóricos. No intradorso do fecho lê-se o cronograma de 1833. Já no lado do evangelho, alinham-se as capelas das Almas, junto ao presbitério, e a de Nossa Senhora da Purificação. Comunicando entre si, estes espaços abrem-se também para a nave pelo lançamento de dois arcos de grande vão que ou repousam em pilastras ou arrancam do pavimento, como acontece na capela da Purificação. Seja como for, a amplitude destas arcadas, implicam uma organização espacial muito próxima das soluções apresentadas por algumas igrejas de duas naves.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

saomartinhodeangueira.blogspot.com


San Martinheiros

Finalmente está pronto o nosso Blog.
Pedimos que o divulguem e ao mesmo tempo nos ajudem com o envio de fotos e/ou histórias que queiram partilhar conosco para o email saomartinhodeangueira@gmail.com

Se tiverem tempo deiam uma espreitadela
saomartinhodeangueira.blogspot.com


FOI ASSIM QUE COMEÇAMOS A UM ANO…..

TIVEMOS VISITAS DE TODO O MUNDO, ANÓNIMAS E NÃO ANONIMAS….

VAMOS CONTINUAR FAZENDO O QUE NOS FOR POSSIVEL….

OBRIGADO A TODOS…….




9 comentários:

Alice disse...

Já foi há um ano?!!?? Não parecia tanto tempo...
Estão, pois, de parabéns pelo bom trabalho. Esperemos que assim continue... :)

Bjs

Anónimo disse...

Parabéns pelo aniversário. Só foi pena terem proibido os comentários anónimos. O Blog perdeu muito interesse com isso.
Neste dia de aniversário espero que publiquem este comentário.
Bem hajam.

San Martino disse...

sr. anonimo um bem haja para si também e para a proxima identifique-se...pois só para o ano é que fazemos dois anos.

Amigo de SM disse...

Parabens ao blog, e espero que continuem a publicar as novas de SM, mas como as coisas andam vão precisar contratar um correspondente. Um abraço.

Hugo Alves disse...

Olá!
Parabéns pelo 1.º aniversário. Nasceram e estão a consolidar o espaço entre o MUNDO!

Já agora tentem arranjar o vídeo com um documentário intitulado "Do Japão a terras de Miranda" porque apareceu gente de S. Martinho. Deu na RTP2 à poucos dias... eu não vi mas soube posteriormente....

Anónimo disse...

Muito boas noites. Desde já os meus mais sinceros parabéns por este primeiro aniversário, cujo ano foi repleto de sucesso pro saomartinhodeangueira.blogspot.com, com visitas desde a austrália ao canadá, passando por miranda do douro, guarda, lisboa, rio tinto, e claro está - SÃO MARTINHO DE ANGUEIRA : ) continuem com esta dinâmica, com a vontade de blogar acerca das nossas festividades, convívios, "personagens" desta bela e única freguesia!!! Um bem haja, principalmente, aos admnistradores, e continuem com este projecto, pois vale mesmo a pena e o esforço. Ao hugo alves, de dizer que o documentário "do japão a terras de miranda" é de um realizador nacional, mais concretamente mirandês, que dá pelo nome de Leonel Vieira, que já conta no Curriculum com obras como "a sombra dos abutres" - realizado e desenrolado em terras de miranda do douro, "zona J", desenrolado no bem conhecido bairro em chelas (lisboa), "a selva" que se criou na amazónia, que contou com a internacional maitê proença e com o diogo morgado, "a bomba", um projecto de menor dimensão, mas que não deixou de ter a sua piada. como vemos temos bons e bastantes visionários no nosso concelho, doias dos quais se preocupam diariamente com este blog :) cumprimentos, abraços e beijos pra são martinho. Força. Continuem : ) Saudações directamente de lisboa - EDGAR PRETO

Anónimo disse...

muitas feleicidades, e cuntinuaçon de un trabalho que cada beç ye melhor...
abraços

Susana Coelho disse...

Muitos parabens, pois e' de este Blog que eu venho a saber das minhas raizes. E sou muita contenta por ser San Martineira.
Muitas saudades de la estar com voces, e muito mais agora que estao por ai os meus pais Antero e Lurdes Coelho.
Beijo xx
Susana
Australia

Luis Lucas disse...

Também queria dar os parabens aos administradores deste blog, de forma a dar conhecimento de uma forma muito conservadora e com muito radicalismo da nossa terra.
Apesar de não estar aí "constantemente terei sempre são martinho no coração".
Fiquem bem e divulgem noticis, acontecimentos e eventos no blog..
Um abraço, Luís Lucas.

Cuntas san martineiras - São Pedro 2008

Galeria de fotos do São Pedro 2008

Fotos do almoço anual de confraternização da geração de 1950