S. MARTINHO DE ANGUEIRA (San Martino)
Área: 36,8 Km2.
Coordenadas: 41° 38' N 06° 20' W.
Densidade populacional: 9,8 hab./Km2.
População residente: 359 indivíduos.
Edifícios: 321.
Núcleos familiares residentes: 113.
Orago: São Pedro.
Terreno: Implantado num vale ao longo do Rio Angueira, é o único aglomerado e sede da Freguesia. No extremo norte do Concelho de Miranda do douro, confinante com território espanhol.
Acessibilidades: A acessibilidade a Miranda do Douro é garantida pelas E.M.'s 542 e 544, distando desta cerca de 25 km. A E.M. 542 possibilita ainda ligação ao exterior quer ao Concelho vizinho de Vimioso (lig. S. Martinho de Angueira - Avelanoso) quer a Espanha (fronteira de Três Marras) Alcanices.
Património: Igreja Matriz e a Capela do Stº Cristo, cruzeiros, um castro romanizado no seu termo e vestígios de arte rupestre no sítio do "Rebolhão. É, no entanto um aglomerado rural típico da região, onde predomina o xisto vermelho e o granito na estrutura
Actividades económicas: Agricultura, pecuária e comércio
Festas e Romarias: Santa Cruz (2 a 4 de Maio), N. Sra. do Rosário (Festa dos Pauliteiros) – (penúltimo dom. de Agosto) e S. Martinho (11 de Novembro)
Gastronomia: Posta mirandesa, churrasco de cordeiro, fumeiro
Artesanato: Cestaria, colchas, rendas, gaitas de foles, flautas castanholas, escanos, escultura em madeira.
Colectividades: Associação Cultural e Recreativa Amigos de S. Martinho, Associação de Caça e Pesca S. Martinhense, "FLORESTÁGUA" – – Associação de Produtores Florestais e Regantes , Cooperativa Agrícola de S. Martinho e Lar Paroquial.
Equipamentos sociais: a freguesia conta, há algum tempo, com um moderno Lar de Terceira Idade. Este, por sua vez, fica implantado na antiga “Cortinha da Abadia” e é distribuído por três pisos com ligação por elevador. Tem capacidade para vinte idosos em sistema de internato e trinta em sistema de externato. Neste último, os idosos contam com a assistência domiciliária e a limpeza de roupas. A freguesia possui também uma Casa do Povo que presta diversos serviços aos residentes. Neste edifício realizam-se, ao longo do ano, vários eventos culturais e desportivos de modo a reunir os habitantes.
Igreja Matriz
Este templo tem S. Pedro por orago.Interessa-nos sobretudo a sua espacialidade interior. O arco cruzeiro, datado de 1747, relaciona a capela maior com o corpo em cujas ilhargas se definem algumas capelas. No lado da epístola, a capela da Senhora do Rosário abre-se para a nave através de um arco pleno sobre pilastras de capitéis dóricos. No intradorso do fecho lê-se o cronograma de 1833. Já no lado do evangelho, alinham-se as capelas das Almas, junto ao presbitério, e a de Nossa Senhora da Purificação. Comunicando entre si, estes espaços abrem-se também para a nave pelo lançamento de dois arcos de grande vão que ou repousam em pilastras ou arrancam do pavimento, como acontece na capela da Purificação. Seja como for, a amplitude destas arcadas, implicam uma organização espacial muito próxima das soluções apresentadas por algumas igrejas de duas naves.
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
21 comentários:
Isso não é em S. Martinho!
sr. anónimo das 18:14,nós não publicamos nada que não seja em são martinho.
se conheces a aldeia posso dizer-te que a foto como podes reparar foi tirada junto a casa do padre ( agora em ruinas a espera de melhor sorte) no toural.
a casa que está em pedra agora está rebocada.
cumprimentos atentos samartino
O chafariz e a casa do padre não me parecem com essa proximidade. De que lado é essa vista da casa? de frente? A casa de frente não é assim, tem escadas e o chafariz fica mais no canto. Também não me recordo de ter havido ali alguma árvore com essa altura!!? A relação da casa com o chafariz pode fazer algum sentido se a foto for invertida horizontalmente. Mas a casa teve de sofrer muita transformação desde a data em que a foto foi tirada, pois está muito diferente.
sr. anónimo:
´já que não tem memória fotografica o melhor é ir ao local e com o enquadramento ver se é o que se diz ou não.
já agora a arvore é um olmo.
a casa está diferente pois está rebocada.
a foto foi tirada antes do saneamento é por isso que a cota da estrada está mais alta e o chafariz está mais enterrado.
o enquadramento está correcto tem que descontar a perspectiva.
amigos bloggers é so para dar a minha opiniao a esta foto!
a casa em questao tem mais aspecto de ser a do "tiu albino funim"pensem e podem ir la ver.
boa pedro acertas-te falta quem é o cavaleiro e de quem é o carro de burros é facil o carro de burros é do teu vizinho.
Mas neste último caso falta o tanque. O tanque, se eu estou a ver bem o ângulo, deveria estra visível. Também penso que a casa possui duas janelas em cima!!?
Sr. Anónimo das 21:47, actualmente deve possuir duas janelas, mas hà 30 anos......e a porta de entrada actualmente também tem um telheiro....pense melhor.
Não será o Acácio da Tia Diolinda e do Tio Zé da rua da fonte?
aqui fica a minha opinião
Não me parece bater certo. Onde está o tanque de água?
Porque foi retirada a parte superior esquerda da foto?
sr anónimo, nós aqui não manipulamos nada nem as fotos..
se estiver atento e conhecer a gente de samartino.... é capaz de acertar.
a parte superior esquerda é a casa do tiu horacio cebolo e o tanque da agua esta la ainda se ve bem uma parte.
O Cavaleiro andante neste momento é mais um D. Quixote, que ocupa um lugar nobre, mas na fisionomia mais parece o Sancho Pança.
Boa pedro o anónimo das 17,13 não conhece samartino.
abraço
e o burro de quem seria???
Na minha opiniao o cavaleiro parece_me Neo gaiteiro o Manuel carriço mas nesta altura eu ainda nao morava no toural.....
O que se vê parcialmente é a "cabeça" do chafariz, mas também deveria estar o tanque com a água. O tanque vai da "cabeça" do chafariz em direcção à casa do tia Silvina. Nessa perpectiva deveria estar parcialmente na imagem.
Esta foto foi tirada da entrada para o quintal da tia Tresa Rodriga,e a casa que se ve é a de tio funim e o cavaleiro pode ser um dos filhos de tio José Luis Dominguinhos.
Um abraço de Sandra Machaquina.
Parece o genro do tio gaiteiro. O que casou com Julieta. Mas nesse caso há menos de 30 anos.
É o nosso Presidente.
Parabéns sr. anónimo das 17:36. até que enfim há um samartineiro observador de fisionomias.
é verdade é o presidente da camara manuel rodrigo.
abraço samartineiro
Enviar um comentário