Participa enviando para o mail saomartinhodeangueira@gmail.com as tuas fotos com as tuas histórias e nós blogamos.

S. MARTINHO DE ANGUEIRA (San Martino)

Área: 36,8 Km2.
Coordenadas: 41° 38' N 06° 20' W.
Densidade populacional: 9,8 hab./Km2.
População residente: 359 indivíduos.
Edifícios: 321.
Núcleos familiares residentes: 113.
Orago: São Pedro.

Terreno: Implantado num vale ao longo do Rio Angueira, é o único aglomerado e sede da Freguesia. No extremo norte do Concelho de Miranda do douro, confinante com território espanhol.
Acessibilidades: A acessibilidade a Miranda do Douro é garantida pelas E.M.'s 542 e 544, distando desta cerca de 25 km. A E.M. 542 possibilita ainda ligação ao exterior quer ao Concelho vizinho de Vimioso (lig. S. Martinho de Angueira - Avelanoso) quer a Espanha (fronteira de Três Marras) Alcanices.
Património: Igreja Matriz e a Capela do Stº Cristo, cruzeiros, um castro romanizado no seu termo e vestígios de arte rupestre no sítio do "Rebolhão. É, no entanto um aglomerado rural típico da região, onde predomina o xisto vermelho e o granito na estrutura
Actividades económicas: Agricultura, pecuária e comércio
Festas e Romarias: Santa Cruz (2 a 4 de Maio), N. Sra. do Rosário (Festa dos Pauliteiros) – (penúltimo dom. de Agosto) e S. Martinho (11 de Novembro)
Gastronomia: Posta mirandesa, churrasco de cordeiro, fumeiro
Artesanato: Cestaria, colchas, rendas, gaitas de foles, flautas castanholas, escanos, escultura em madeira.
Colectividades: Associação Cultural e Recreativa Amigos de S. Martinho, Associação de Caça e Pesca S. Martinhense, "FLORESTÁGUA" – – Associação de Produtores Florestais e Regantes , Cooperativa Agrícola de S. Martinho e Lar Paroquial.

Equipamentos sociais: a freguesia conta, há algum tempo, com um moderno Lar de Terceira Idade. Este, por sua vez, fica implantado na antiga “Cortinha da Abadia” e é distribuído por três pisos com ligação por elevador. Tem capacidade para vinte idosos em sistema de internato e trinta em sistema de externato. Neste último, os idosos contam com a assistência domiciliária e a limpeza de roupas. A freguesia possui também uma Casa do Povo que presta diversos serviços aos residentes. Neste edifício realizam-se, ao longo do ano, vários eventos culturais e desportivos de modo a reunir os habitantes.


Igreja Matriz


Este templo tem S. Pedro por orago.Interessa-nos sobretudo a sua espacialidade interior. O arco cruzeiro, datado de 1747, relaciona a capela maior com o corpo em cujas ilhargas se definem algumas capelas. No lado da epístola, a capela da Senhora do Rosário abre-se para a nave através de um arco pleno sobre pilastras de capitéis dóricos. No intradorso do fecho lê-se o cronograma de 1833. Já no lado do evangelho, alinham-se as capelas das Almas, junto ao presbitério, e a de Nossa Senhora da Purificação. Comunicando entre si, estes espaços abrem-se também para a nave pelo lançamento de dois arcos de grande vão que ou repousam em pilastras ou arrancam do pavimento, como acontece na capela da Purificação. Seja como for, a amplitude destas arcadas, implicam uma organização espacial muito próxima das soluções apresentadas por algumas igrejas de duas naves.

terça-feira, 12 de abril de 2011

primabera


l'antrada de la galerie de a mina de ls raposos, manacial d'auga i d'agriones.


anton la primabera dá para esto...
passeios pul termo
ir a buscar ua salada d'agriones, para comer cuns secretos de cochino.

eiqui nun hai FMI, ls agriones son de to la giente i sin pagar

6 comentários:

Johnny disse...

Está todo mui mimoso, num sei se nel die de la fista estara assi

Zé Luis disse...

Aos seguidores do blog Saomartinho??? não sei o porqué do "Angueira"; venho por este meio informar que vou passar férias a São Martinho, sem a certeza de ter acesso à rede warless. Como tal, vou ficar limitado de poder aceder e interagir no blog... ja agora, permitam-me que expresse a minha opinião: pelo que posso constatar, os seguidores do blog de São Martinho, só sabem ler...!! se sabem escrever, não o têm demonstrado. De certo modo, fico entristecido ao ver que tém em media, 40 a 50 visitantes por dia, sem qualquer tipo de comentário. Se lhes dá prazer e lhes alimenta o ego, a saudade... etc. ao ler algo que um conterrâneo/a escreveu; porque não dar prazer tambem aos interlocutores? Há uns tempos atrás, os mais interventivos, era eu e meu Pedro, agora o Pedro já tém o sentido da responsabilidade de ser casado e mais ainda; de brevemente ser PAI... (lindo)!!! daqui a pouco, fico a falar sozinho. Se não houver contratempos, espero estar e confraternizar com todos/as amigos/as nas festas do (3 DE MAIO)
até lá, um abraço pra eles, um beijinho pra elas, e coragem para enfrentar a crise.

San Martino disse...

boa noite zé luis (terron):
é bem verdade que és dos leitores e intervenientes mais assiduos e ficamos bem contentes com as tuas intervenções bastante certas e irreverentes com analises muito bem feitas.
aquando da criação desta pagina, uma das finalidades era de criar um espaço de critica construtiva onde os intervenientes expressavam as suas opiniões, mas pelo que se vê as pessoas só o querem ver anonimamente. vamos ficando por aqui e interagindo aos que nos dá a gana.....
Quanto a internet está como o nosso governo as vezes dá outras não. Os nossos governantes só se preocupam com as merendolas e agora estão preocupados a contar a gente que há em sanmartino.
também estão preocupados com a iluminação do mineiro que tem estado as escuras.
o blog vai entrar noutra fase que é comentar o que nos parece menos bem por terras de sanmartino.
Que nos perdoem, mas tem que ser haver se despertamos as mentes adormecidas.
há ja agora sanmartino está com muita gente talvez a pascoa ou tiveram medo do FMI e refugiaram-se todos por cá, ou será epoca de plantar as hortas antes uma geada dê cabo de tudo.
abraço de sanmartino e boa viagem até cá.
nota:(o 3 de maio este ano é dia 7 os mordomos assim o quiseram.o foi o FMI)

pedro afonso disse...

Ola boa tarde a todos falo diretamente de Bordeus(França),quero aqui tambem deixar a minha opiniao quanto a criticas e louvores aos nossos governantes samartineiros.
Criticas algumas,louvores nenhum desculpem ser tao diteto,mas sou assim.Ou é falta de luz ou é as silvas que ja tapam a estrada é os depositos da agua rotos etc etc.
Estou de acordo em os bloguistas criticarem o que nao se faz na nossa terra(futura turtulia cor de rosa) e pr hoje é tudo pessoal bom 7 de Maio e bebam 1 grade por mim é o que se leva desta vida
Abraços

Tiégui disse...

Agriones ? Coiru rapazes que diañu ye aquessu ?

Nun seran AGRILLONES , no ???

Pica-a-mula disse...

tiegui.. an que sanatorio stás anternado?

Cuntas san martineiras - São Pedro 2008

Galeria de fotos do São Pedro 2008

Fotos do almoço anual de confraternização da geração de 1950