Participa enviando para o mail saomartinhodeangueira@gmail.com as tuas fotos com as tuas histórias e nós blogamos.

S. MARTINHO DE ANGUEIRA (San Martino)

Área: 36,8 Km2.
Coordenadas: 41° 38' N 06° 20' W.
Densidade populacional: 9,8 hab./Km2.
População residente: 359 indivíduos.
Edifícios: 321.
Núcleos familiares residentes: 113.
Orago: São Pedro.

Terreno: Implantado num vale ao longo do Rio Angueira, é o único aglomerado e sede da Freguesia. No extremo norte do Concelho de Miranda do douro, confinante com território espanhol.
Acessibilidades: A acessibilidade a Miranda do Douro é garantida pelas E.M.'s 542 e 544, distando desta cerca de 25 km. A E.M. 542 possibilita ainda ligação ao exterior quer ao Concelho vizinho de Vimioso (lig. S. Martinho de Angueira - Avelanoso) quer a Espanha (fronteira de Três Marras) Alcanices.
Património: Igreja Matriz e a Capela do Stº Cristo, cruzeiros, um castro romanizado no seu termo e vestígios de arte rupestre no sítio do "Rebolhão. É, no entanto um aglomerado rural típico da região, onde predomina o xisto vermelho e o granito na estrutura
Actividades económicas: Agricultura, pecuária e comércio
Festas e Romarias: Santa Cruz (2 a 4 de Maio), N. Sra. do Rosário (Festa dos Pauliteiros) – (penúltimo dom. de Agosto) e S. Martinho (11 de Novembro)
Gastronomia: Posta mirandesa, churrasco de cordeiro, fumeiro
Artesanato: Cestaria, colchas, rendas, gaitas de foles, flautas castanholas, escanos, escultura em madeira.
Colectividades: Associação Cultural e Recreativa Amigos de S. Martinho, Associação de Caça e Pesca S. Martinhense, "FLORESTÁGUA" – – Associação de Produtores Florestais e Regantes , Cooperativa Agrícola de S. Martinho e Lar Paroquial.

Equipamentos sociais: a freguesia conta, há algum tempo, com um moderno Lar de Terceira Idade. Este, por sua vez, fica implantado na antiga “Cortinha da Abadia” e é distribuído por três pisos com ligação por elevador. Tem capacidade para vinte idosos em sistema de internato e trinta em sistema de externato. Neste último, os idosos contam com a assistência domiciliária e a limpeza de roupas. A freguesia possui também uma Casa do Povo que presta diversos serviços aos residentes. Neste edifício realizam-se, ao longo do ano, vários eventos culturais e desportivos de modo a reunir os habitantes.


Igreja Matriz


Este templo tem S. Pedro por orago.Interessa-nos sobretudo a sua espacialidade interior. O arco cruzeiro, datado de 1747, relaciona a capela maior com o corpo em cujas ilhargas se definem algumas capelas. No lado da epístola, a capela da Senhora do Rosário abre-se para a nave através de um arco pleno sobre pilastras de capitéis dóricos. No intradorso do fecho lê-se o cronograma de 1833. Já no lado do evangelho, alinham-se as capelas das Almas, junto ao presbitério, e a de Nossa Senhora da Purificação. Comunicando entre si, estes espaços abrem-se também para a nave pelo lançamento de dois arcos de grande vão que ou repousam em pilastras ou arrancam do pavimento, como acontece na capela da Purificação. Seja como for, a amplitude destas arcadas, implicam uma organização espacial muito próxima das soluções apresentadas por algumas igrejas de duas naves.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

sementeira


astanho stamos a plantar ua hourta,
bamos ber se bai adelantre pus l tiempo anda ameroso.
nun sei se las geladas de maio ban dar cabo deilha
mas an agosto lougo se bé

10 comentários:

Zé Luis terron disse...

Acho a semente um bocado escassa, em proporção da area lavrada, mas se não vier uma geada negra, adivinha-se uma bela colheita...!!

Johnny disse...

Desde já me ofereço para a colheita de tão belo fruto.

Johnny disse...

Quero felicitar o blog pelas mais de 50.000 visitas, espero que assim continuem na divulgação de Saomartino.
Um bem ajam.

San Martino disse...

quando começamos nunca pensamos chegar as 50 000 visitas nem nós nem os que gozaram com " al cadernu" ou os intelectuais e alguns incredulos que pensavam que sanmartino não era mais que umas tainadas e uns gajos que se ajuntavam à volta de uns copos.....
ainda bem que os copos se multiplicaram e enborrachamo-nos com a vida.....
ainda bem que temos e somos amigos.
que aja muitos ajuntamentos para fazer as nossas noticias.
olha por falar nisso qual é a proxima tainada.
abraço a todos
sanmartino com letra pequena, mas é muito grande.

dd disse...

esta horta deve ser no canhico pois por ai só a misses.

Luis Lucas disse...

Na veleira ou três Marras em vez de andarem a por castanheiros se semente fosse esta planta... cuidado... não havia zamora ou alcanices que resistisse..
Um grande abraço....
Luís Lucas..

pedro afonso disse...

Se as hortas fossem todas assim nao havia tantas de adil; a guinchas nao havia cabo que resistisse.
Escavar sucos destes era como limpar cu a meninos
Abraços a todo o pessoal

Zé Luis terron disse...

Bem... com tantos candidatos a fazer a colheita...!! tenham calma; supostamente, a sementeira foi feita em terreno privado, portanto so colhe quem semeou. Ja contactei o min da agricultura e as expectativas são animadoras, estão a pensar em atribuir um subsidio aos jovens agricultores que se venham a dedicar a este novo tipo de agri-cultura. Talvez venha a contribuir para que os jovens estejam mais em contacto com a natureza.

Lino disse...

Esta reflorestação promete!!!

Zegusto disse...

Assi si!!!
Eiqui num m'amportaba iou de spetar al çadon. Até me rebolcaba na tierra.
Zé Luis Terron, tu deixa-te star ende calhado, num le digas nada al menistro de l'agricultura senó iá mes cobram más una taxa.
Se la culheita for buona bou-me a botar simiente dessa an todas las jeiras, desde la Tchana al Scubal, passando por Belharino.
Asi cumu ha uns anhos atrás hoube la rebuloçon andustrial agora ie la bez de se dar an sanmartino la rebuloçon de l'agricultura. Bames a birar todos agricultores.
Als santidos bam-se amberter, bai-se a dar al exodo citadino.
Arranjestes maneira de balorizar als terrenos que tenemos. Agora ie que ya num bendo nada, nim la terrica que tengo no Muderron.
Armestes-la bonita! A isto tchama-se speculaçon!

Cuntas san martineiras - São Pedro 2008

Galeria de fotos do São Pedro 2008

Fotos do almoço anual de confraternização da geração de 1950