Participa enviando para o mail saomartinhodeangueira@gmail.com as tuas fotos com as tuas histórias e nós blogamos.

S. MARTINHO DE ANGUEIRA (San Martino)

Área: 36,8 Km2.
Coordenadas: 41° 38' N 06° 20' W.
Densidade populacional: 9,8 hab./Km2.
População residente: 359 indivíduos.
Edifícios: 321.
Núcleos familiares residentes: 113.
Orago: São Pedro.

Terreno: Implantado num vale ao longo do Rio Angueira, é o único aglomerado e sede da Freguesia. No extremo norte do Concelho de Miranda do douro, confinante com território espanhol.
Acessibilidades: A acessibilidade a Miranda do Douro é garantida pelas E.M.'s 542 e 544, distando desta cerca de 25 km. A E.M. 542 possibilita ainda ligação ao exterior quer ao Concelho vizinho de Vimioso (lig. S. Martinho de Angueira - Avelanoso) quer a Espanha (fronteira de Três Marras) Alcanices.
Património: Igreja Matriz e a Capela do Stº Cristo, cruzeiros, um castro romanizado no seu termo e vestígios de arte rupestre no sítio do "Rebolhão. É, no entanto um aglomerado rural típico da região, onde predomina o xisto vermelho e o granito na estrutura
Actividades económicas: Agricultura, pecuária e comércio
Festas e Romarias: Santa Cruz (2 a 4 de Maio), N. Sra. do Rosário (Festa dos Pauliteiros) – (penúltimo dom. de Agosto) e S. Martinho (11 de Novembro)
Gastronomia: Posta mirandesa, churrasco de cordeiro, fumeiro
Artesanato: Cestaria, colchas, rendas, gaitas de foles, flautas castanholas, escanos, escultura em madeira.
Colectividades: Associação Cultural e Recreativa Amigos de S. Martinho, Associação de Caça e Pesca S. Martinhense, "FLORESTÁGUA" – – Associação de Produtores Florestais e Regantes , Cooperativa Agrícola de S. Martinho e Lar Paroquial.

Equipamentos sociais: a freguesia conta, há algum tempo, com um moderno Lar de Terceira Idade. Este, por sua vez, fica implantado na antiga “Cortinha da Abadia” e é distribuído por três pisos com ligação por elevador. Tem capacidade para vinte idosos em sistema de internato e trinta em sistema de externato. Neste último, os idosos contam com a assistência domiciliária e a limpeza de roupas. A freguesia possui também uma Casa do Povo que presta diversos serviços aos residentes. Neste edifício realizam-se, ao longo do ano, vários eventos culturais e desportivos de modo a reunir os habitantes.


Igreja Matriz


Este templo tem S. Pedro por orago.Interessa-nos sobretudo a sua espacialidade interior. O arco cruzeiro, datado de 1747, relaciona a capela maior com o corpo em cujas ilhargas se definem algumas capelas. No lado da epístola, a capela da Senhora do Rosário abre-se para a nave através de um arco pleno sobre pilastras de capitéis dóricos. No intradorso do fecho lê-se o cronograma de 1833. Já no lado do evangelho, alinham-se as capelas das Almas, junto ao presbitério, e a de Nossa Senhora da Purificação. Comunicando entre si, estes espaços abrem-se também para a nave pelo lançamento de dois arcos de grande vão que ou repousam em pilastras ou arrancam do pavimento, como acontece na capela da Purificação. Seja como for, a amplitude destas arcadas, implicam uma organização espacial muito próxima das soluções apresentadas por algumas igrejas de duas naves.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

sim palabras


num tenemos palavras.......


ou melhor gastamos dinheiro para segurar umas placas.......

10 comentários:

Zé Luis terron disse...

Está em curso um estudo de impacto ambiental. Calcula-se que até finais de 2011, seja tomada uma decisão: ou são retiradas as placas, ou é retidado o mineiro.

descendente são martineiro disse...

então a minha questão agora é: e então porque é que colocaram aí o mineiro? é tudo tretas... impacto ambiental...!!!
é triste passar pelo local e ver o mineiro tapado pelas placas!!!

já agora uma outra questão: para quando a internet em TODA A FREGUESIA? Sim porque aquelas pessoas que estão do mineiro para o lado da floresta ninguem tem internet wireless da Junta... acho muito mal que isto aconteça... e já agora... quando é que vão tirar o lixo dos caixotes que estão na floresta?! Há coisas simples que são difíceis de perceber... ou melhor são fáceis para quem as quer perceber...

pedro afonso disse...

Amigo "descendente" isso do impacto ambiental é na "tanga" mas as questoes da net e dos caixotes do lixo tem toda a razao,para nao falar nas silvas que qualquer dia cobrem a estrada.Quanto a criticas vamos para por aqui porque a pagina ta acabar......Abraços

Zé Luis terron disse...

Não vejam as coisas pelo lado pessimista, as coisas não estão assim por desleixo ou por mero acaso: Os caixotes vão ser despejados (a custo zero)quando vierem as grandes enxurradas, as silvas são uma fonte de economia para os/as apanhadores de amoras. O País está falido e São Martinho não é excepção. Podem pensar que são medidas economissistas, mas são as possiveis. Mediante a pobreza extrema em que o País está, nem o Salazar faria melhor. Aos mais cépticos; meditem sobre isto...!!

Luis Lucas disse...

Nada disso, estão todos enganados... como estais a ver, está lá atraz a carrinha de "angelito"... e vai carregar asplcas e coloca-as em San Vitero...
é tudo jogada...
Um abraço para todos os são martineiros...
Luís Lucas.

Luis Lucas disse...

Qualquer dia com esse andar o mineiro ainda pode ir até ao NAZO e levar as plcas na carrinha de angelito... eh eh eh eh eh eh eh...
ah grande marcelo... sempre igual a si próprio e um simbolo de são martinho.
Luís Lucas

Zé Luis terron disse...

Ainda vou dizer mais: o MINEIRO é o símbolo máximo representativo da clasee operária de São Martinho, como tal, não é exigir-lhe demais, pelo facto de ter que estar a segurar as placas informativas de um grande concelho, que é Vimioso. Não é de fonte fidedigna, mas já ouvi uns comentários, que a camara de Vimioso está a pensar seriamente gratificar o (saudoso e ilustre mineiro) pelo acto de cidadania que está a desempenhar.

Zé Luis terron disse...

Nem sabia que a carrinha era a do Marcelo... Assim sendo, há mais uma explicação: A placa inferior indica "zona de lazer" e aponta na direcção da carrinha. Portanto, basta subir na carrinha do Marcelo e vai-se directo à zona de lazer... ( a Alcanhiças) claro!!!

Tiégui disse...

Arredios punei las placas an mirandés !

Zé Luis terron disse...

Tiégui, la ideia iê antersante, mas nun iê inédita. Dá para perceber que al mineiro stá a espera c`las carregan na bagona, para las lhebar a la fundiçon, para fazer la alteração.

Cuntas san martineiras - São Pedro 2008

Galeria de fotos do São Pedro 2008

Fotos do almoço anual de confraternização da geração de 1950