Participa enviando para o mail saomartinhodeangueira@gmail.com as tuas fotos com as tuas histórias e nós blogamos.

S. MARTINHO DE ANGUEIRA (San Martino)

Área: 36,8 Km2.
Coordenadas: 41° 38' N 06° 20' W.
Densidade populacional: 9,8 hab./Km2.
População residente: 359 indivíduos.
Edifícios: 321.
Núcleos familiares residentes: 113.
Orago: São Pedro.

Terreno: Implantado num vale ao longo do Rio Angueira, é o único aglomerado e sede da Freguesia. No extremo norte do Concelho de Miranda do douro, confinante com território espanhol.
Acessibilidades: A acessibilidade a Miranda do Douro é garantida pelas E.M.'s 542 e 544, distando desta cerca de 25 km. A E.M. 542 possibilita ainda ligação ao exterior quer ao Concelho vizinho de Vimioso (lig. S. Martinho de Angueira - Avelanoso) quer a Espanha (fronteira de Três Marras) Alcanices.
Património: Igreja Matriz e a Capela do Stº Cristo, cruzeiros, um castro romanizado no seu termo e vestígios de arte rupestre no sítio do "Rebolhão. É, no entanto um aglomerado rural típico da região, onde predomina o xisto vermelho e o granito na estrutura
Actividades económicas: Agricultura, pecuária e comércio
Festas e Romarias: Santa Cruz (2 a 4 de Maio), N. Sra. do Rosário (Festa dos Pauliteiros) – (penúltimo dom. de Agosto) e S. Martinho (11 de Novembro)
Gastronomia: Posta mirandesa, churrasco de cordeiro, fumeiro
Artesanato: Cestaria, colchas, rendas, gaitas de foles, flautas castanholas, escanos, escultura em madeira.
Colectividades: Associação Cultural e Recreativa Amigos de S. Martinho, Associação de Caça e Pesca S. Martinhense, "FLORESTÁGUA" – – Associação de Produtores Florestais e Regantes , Cooperativa Agrícola de S. Martinho e Lar Paroquial.

Equipamentos sociais: a freguesia conta, há algum tempo, com um moderno Lar de Terceira Idade. Este, por sua vez, fica implantado na antiga “Cortinha da Abadia” e é distribuído por três pisos com ligação por elevador. Tem capacidade para vinte idosos em sistema de internato e trinta em sistema de externato. Neste último, os idosos contam com a assistência domiciliária e a limpeza de roupas. A freguesia possui também uma Casa do Povo que presta diversos serviços aos residentes. Neste edifício realizam-se, ao longo do ano, vários eventos culturais e desportivos de modo a reunir os habitantes.


Igreja Matriz


Este templo tem S. Pedro por orago.Interessa-nos sobretudo a sua espacialidade interior. O arco cruzeiro, datado de 1747, relaciona a capela maior com o corpo em cujas ilhargas se definem algumas capelas. No lado da epístola, a capela da Senhora do Rosário abre-se para a nave através de um arco pleno sobre pilastras de capitéis dóricos. No intradorso do fecho lê-se o cronograma de 1833. Já no lado do evangelho, alinham-se as capelas das Almas, junto ao presbitério, e a de Nossa Senhora da Purificação. Comunicando entre si, estes espaços abrem-se também para a nave pelo lançamento de dois arcos de grande vão que ou repousam em pilastras ou arrancam do pavimento, como acontece na capela da Purificação. Seja como for, a amplitude destas arcadas, implicam uma organização espacial muito próxima das soluções apresentadas por algumas igrejas de duas naves.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

convite do S. Pedro


Quando numa manha de verão me foram acordar para fazer-mos uma merendola com a desculpa de festejar o São Pedro nunca pensei que esta se repetisse por tantos anos.
Na floresta passamos alguns momentos com bom vinho boas sardinhas e o ditoso aguardente, a sanfona do Tomé, a guitarra tocada pelo turinho a boa disposição do grupo e principalmente do nosso agora emigrante zézé (pelas terras de França).
Tudo em grande. Super dia! E noite.
A organização saiu com a vaidade de sentir ter conquistado “clientes” para novos convívios e no sonho foi ficando a ideia de repetição.
Para já… a realidade é a de que todos os anos, nesta data, há gente que se junta para conviver saudavelmente em torno de memórias e risos, de petiscos e graças, de encontros e promessas.
Este ano… aí está!
Novo encontro sábado 3 de Julho.
E a coisa promete como todos os anos

A Ementa:

Entradas
Presunto do cochinico
Chouriço se alguém for bondoso
Queijo talvez
e o que houver

Jantar
Caldo Verde
Sardinhas assadas
Entremeada/entrecosto
Sobremesas
Café
Digestivos
e muita cerveja e vinho

obrigado miguel por teres sido o impulsionador da festa
e a todos aos outros que tem participado tanto nas mordomias como no convivio

5 comentários:

pedro disse...

Ola rapaziada.!!
Saudo e ilogio os resistentes que eqte convivio nunca acabe,pois ainda me lembro do primeiro festejo,nao eramos mais que uma duzia mas ja naquele tempo havia muita cerveja e vinho,nao tinhamos entradas sardinhas poucas e no fim era um pao de lo e i...
Digestivo também havia pa fazer baixar o bolo.Agora ta tudo mais modernizado e so nao vou porque nao posso se nao alinhava.Abraços e que tudo corra pelo cano

San Martino disse...

olá pedro, boas noites;
bem sabes que estas no nosso pensamento nestas e nas outras tainadas, ou seja tu e todos os sanmartineiros que partilharam momentos.....
que interessa ter muita coisa quando o que falta são as pessoas para partilhar os momentos.
assim estamos todos presentes pelo menos em pensamento e nos brindes que faremos por "aqueles que andam a lutar pela vida lá fora" ou seja fora de sanmartino.
um grande abraço e vai correr pelo cano à vai vai....

Miguel Fernandes disse...

Provavelmente já estamos perto do 10º ano de festas, o que só é possível porque existem excelentes pessoas em S. Martinho e grandes amigos também.

Tiégui disse...

Punei'l vuôssu cartel na nuossa lliengua, issu tamien ye ua açon valurosa !

http://cicuiro.blogspot.com/2010/06/chamadeirus-mirandes-ya.html

Apoyu la vuossa maneira de screbi'l samartineiru.

Abraçu

Zé Luis terron disse...

Ainda Hoje é dia 30, as sardinhas ja estão a assar desde o dia 28... de certeza que ninguém se vai queixar que estão mal assadas. A quem fez a ementa; ja ouviste falar que a lagosta também é boa?
Bom apetite e muita diversão para os convivas.

Cuntas san martineiras - São Pedro 2008

Galeria de fotos do São Pedro 2008

Fotos do almoço anual de confraternização da geração de 1950