Participa enviando para o mail saomartinhodeangueira@gmail.com as tuas fotos com as tuas histórias e nós blogamos.

S. MARTINHO DE ANGUEIRA (San Martino)

Área: 36,8 Km2.
Coordenadas: 41° 38' N 06° 20' W.
Densidade populacional: 9,8 hab./Km2.
População residente: 359 indivíduos.
Edifícios: 321.
Núcleos familiares residentes: 113.
Orago: São Pedro.

Terreno: Implantado num vale ao longo do Rio Angueira, é o único aglomerado e sede da Freguesia. No extremo norte do Concelho de Miranda do douro, confinante com território espanhol.
Acessibilidades: A acessibilidade a Miranda do Douro é garantida pelas E.M.'s 542 e 544, distando desta cerca de 25 km. A E.M. 542 possibilita ainda ligação ao exterior quer ao Concelho vizinho de Vimioso (lig. S. Martinho de Angueira - Avelanoso) quer a Espanha (fronteira de Três Marras) Alcanices.
Património: Igreja Matriz e a Capela do Stº Cristo, cruzeiros, um castro romanizado no seu termo e vestígios de arte rupestre no sítio do "Rebolhão. É, no entanto um aglomerado rural típico da região, onde predomina o xisto vermelho e o granito na estrutura
Actividades económicas: Agricultura, pecuária e comércio
Festas e Romarias: Santa Cruz (2 a 4 de Maio), N. Sra. do Rosário (Festa dos Pauliteiros) – (penúltimo dom. de Agosto) e S. Martinho (11 de Novembro)
Gastronomia: Posta mirandesa, churrasco de cordeiro, fumeiro
Artesanato: Cestaria, colchas, rendas, gaitas de foles, flautas castanholas, escanos, escultura em madeira.
Colectividades: Associação Cultural e Recreativa Amigos de S. Martinho, Associação de Caça e Pesca S. Martinhense, "FLORESTÁGUA" – – Associação de Produtores Florestais e Regantes , Cooperativa Agrícola de S. Martinho e Lar Paroquial.

Equipamentos sociais: a freguesia conta, há algum tempo, com um moderno Lar de Terceira Idade. Este, por sua vez, fica implantado na antiga “Cortinha da Abadia” e é distribuído por três pisos com ligação por elevador. Tem capacidade para vinte idosos em sistema de internato e trinta em sistema de externato. Neste último, os idosos contam com a assistência domiciliária e a limpeza de roupas. A freguesia possui também uma Casa do Povo que presta diversos serviços aos residentes. Neste edifício realizam-se, ao longo do ano, vários eventos culturais e desportivos de modo a reunir os habitantes.


Igreja Matriz


Este templo tem S. Pedro por orago.Interessa-nos sobretudo a sua espacialidade interior. O arco cruzeiro, datado de 1747, relaciona a capela maior com o corpo em cujas ilhargas se definem algumas capelas. No lado da epístola, a capela da Senhora do Rosário abre-se para a nave através de um arco pleno sobre pilastras de capitéis dóricos. No intradorso do fecho lê-se o cronograma de 1833. Já no lado do evangelho, alinham-se as capelas das Almas, junto ao presbitério, e a de Nossa Senhora da Purificação. Comunicando entre si, estes espaços abrem-se também para a nave pelo lançamento de dois arcos de grande vão que ou repousam em pilastras ou arrancam do pavimento, como acontece na capela da Purificação. Seja como for, a amplitude destas arcadas, implicam uma organização espacial muito próxima das soluções apresentadas por algumas igrejas de duas naves.

sábado, 3 de janeiro de 2009

natal 2008

este natal foi brindado com neve


quais pistas da serra da estrela, pirineus ou alpes.....


fizemos uma pista ou varias....


divertimo-nos a grande....


e a neve não parava de cair


foi um natal em cheio....

19 comentários:

Meirinho disse...

E eu que me esqueci de levar a minha prancha de snowboard :(

Anónimo disse...

Estes rapazes dal retrato son bouna gente, io cal diga que quedei preso na nebe a las tantas de la manhana e lhougo se porparom para me ajudar. Ampeçoram por unas "minis" e apuis num foumos capazes de poner las correntes no carro mas todo acabou biem.
Obrigado a todos.
Cesar João

Anónimo disse...

Quem é o ET das botas verdes?

San Martino disse...

tem muitos nomes

Anónimo disse...

Na foto estava toda a gente muito encolhida. Será que faltou o carburante?

San Martino disse...

ó sr anónimo!
acha que em samartino falta o carburante.
esse nunca falta....a equipa não era má...e nevou..por fim lá para as 4 da matina veio o autotanque dos bonbeiros, ver se ainda havia sede.

dd disse...

sr anónimo:
não vê que é pose integrada na fotografia para demonstrar que estava frio.

Anónimo disse...

Na foto só dois é que possuem cor normal na cara. Os outros de cara cinzenta não me digam que não lhe faltou carburante. Aliás, o princípio de Krackov diz que em situações de frio, nas fotos, a cor normal da cara é proporcional ao carburante ingerido, sendo a falta de carburante responsável por uma cor acinzentada. Estou a brincar!

dd disse...

ó sr. Krackov não estará com inveja de não ter la estado, se calhar estava debaixo das mantas e sem carburante.
abraço dd

Anónimo disse...

Oh sr. dd para si é só inveja. Sempre que alguém diz a mínima coisa é porque está com inveja

Anónimo disse...

Krackov era siberiano. Já deve estar debaixo da neve. Inveja de não ter lá estado até tenho, porque aqui não nevou. Debaixo das mantas interessa que o carburante seja de matéria energética diferente. Lá se vai arranjando.

Anónimo disse...

Acho que nao é uma questão de invejas mas sim de pertencer a um certo grupinho formado por um cabecilha que vai chamando emigrantes aos naturais de s. martinho e depois se farta de trazer "broça" para a terra.

Anónimo disse...

Há tantos caminhos em São Martinho, porque tentam seguir trilhos mal definidos e cheios de obstáculos desnecessários? Sr. administrador, porque não altera as políticas de participação?

San Martino disse...

Sim Sr. Anónimo das 7:22, a politica de participação vai mudar, porque há anónimos, que sabemos quem são, insistem em fazer comentários cobardes, pois nem sequer tem a coragem de se identificar e este blog não foi criado para se fazerem ataques pessoais. Os cobardes têm os dias contados.

San Martino disse...

Sim Sr. Anónimo das 7:22, a politica de participação vai mudar, porque há anónimos, que sabemos quem são, insistem em fazer comentários cobardes, pois nem sequer tem a coragem de se identificar e este blog não foi criado para se fazerem ataques pessoais. Os cobardes têm os dias contados.

Anónimo disse...

Pois, é melhor que se alterem essas políticas de participação. Ao ver estes comentários e, como se trata de São Martinho, faz-me lembrar a teoria do eterno retorno.

Anónimo disse...

Ó Sr. administrador,nao é necessário alterar politicas de nada...se acha que os comentários são ofensivos ou dirigidos a alguem em particular
...simplesmente nao os publique...e pronto, está assim resolvido o problema!

Saudaçoes Saomartinhenses!

Anónimo disse...

Eu gostava de saber a que grupinho pertenço, pois ao que parece bebo uns copos e alguma cevada com muitos, e não bebo com mais porque há muitos fim-de-semanas que poucos somos para formar grupinhos, por isso que apareçam pessoas por cá e depois já se pode falar em grupinhos e grupelhos.
Lamentável é que há pessoas que só sabem criticar, que se dizem de São Martinho e só aparecem por cá quando há muita gente, mas São Martinho é mais que o período de férias de alguns.

Anónimo disse...

Foi para mim muita felicidade, ao ver as fotos alusivas à passagem de ANO em São Martinho! a do "esquiador à pobre", foi demais... é o verdadeiro artista. Para que duvidas não existam, São Martinho foi, é e será "se não houver anonimos a tentar destabilizar" o cantinho mais aprazivel do mundo. Pena foi que, devido às condições atmosfericas adversas, não pude ser participativo.
Para todos os Samartineiros "incluindo anónimos" um abraço amistoso.
Zé Luis Torrão

Cuntas san martineiras - São Pedro 2008

Galeria de fotos do São Pedro 2008

Fotos do almoço anual de confraternização da geração de 1950