onte i hoije caiu la purmeira nebada deste outonho ambierno
eiqui ponemos uas eimaiges para bos fazer ambeija
S. MARTINHO DE ANGUEIRA (San Martino)

Área: 36,8 Km2.
Coordenadas: 41° 38' N 06° 20' W.
Densidade populacional: 9,8 hab./Km2.
População residente: 359 indivíduos.
Edifícios: 321.
Núcleos familiares residentes: 113.
Orago: São Pedro.
Terreno: Implantado num vale ao longo do Rio Angueira, é o único aglomerado e sede da Freguesia. No extremo norte do Concelho de Miranda do douro, confinante com território espanhol.
Acessibilidades: A acessibilidade a Miranda do Douro é garantida pelas E.M.'s 542 e 544, distando desta cerca de 25 km. A E.M. 542 possibilita ainda ligação ao exterior quer ao Concelho vizinho de Vimioso (lig. S. Martinho de Angueira - Avelanoso) quer a Espanha (fronteira de Três Marras) Alcanices.
Património: Igreja Matriz e a Capela do Stº Cristo, cruzeiros, um castro romanizado no seu termo e vestígios de arte rupestre no sítio do "Rebolhão. É, no entanto um aglomerado rural típico da região, onde predomina o xisto vermelho e o granito na estrutura
Actividades económicas: Agricultura, pecuária e comércio
Festas e Romarias: Santa Cruz (2 a 4 de Maio), N. Sra. do Rosário (Festa dos Pauliteiros) – (penúltimo dom. de Agosto) e S. Martinho (11 de Novembro)
Gastronomia: Posta mirandesa, churrasco de cordeiro, fumeiro
Artesanato: Cestaria, colchas, rendas, gaitas de foles, flautas castanholas, escanos, escultura em madeira.
Colectividades: Associação Cultural e Recreativa Amigos de S. Martinho, Associação de Caça e Pesca S. Martinhense, "FLORESTÁGUA" – – Associação de Produtores Florestais e Regantes , Cooperativa Agrícola de S. Martinho e Lar Paroquial.
Equipamentos sociais: a freguesia conta, há algum tempo, com um moderno Lar de Terceira Idade. Este, por sua vez, fica implantado na antiga “Cortinha da Abadia” e é distribuído por três pisos com ligação por elevador. Tem capacidade para vinte idosos em sistema de internato e trinta em sistema de externato. Neste último, os idosos contam com a assistência domiciliária e a limpeza de roupas. A freguesia possui também uma Casa do Povo que presta diversos serviços aos residentes. Neste edifício realizam-se, ao longo do ano, vários eventos culturais e desportivos de modo a reunir os habitantes.
Igreja Matriz
Este templo tem S. Pedro por orago.Interessa-nos sobretudo a sua espacialidade interior. O arco cruzeiro, datado de 1747, relaciona a capela maior com o corpo em cujas ilhargas se definem algumas capelas. No lado da epístola, a capela da Senhora do Rosário abre-se para a nave através de um arco pleno sobre pilastras de capitéis dóricos. No intradorso do fecho lê-se o cronograma de 1833. Já no lado do evangelho, alinham-se as capelas das Almas, junto ao presbitério, e a de Nossa Senhora da Purificação. Comunicando entre si, estes espaços abrem-se também para a nave pelo lançamento de dois arcos de grande vão que ou repousam em pilastras ou arrancam do pavimento, como acontece na capela da Purificação. Seja como for, a amplitude destas arcadas, implicam uma organização espacial muito próxima das soluções apresentadas por algumas igrejas de duas naves.
terça-feira, 30 de novembro de 2010
hai niebe
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
SAN MARTINO
Anton Samartineires,al San Martino curriu bien ou nó?
Nós quaige nil sabemes,mas yá mes deziran que si.
Más ua beç,an San Martino de Ang....,quando começames ua cousa,nunca la deixames a meio.Siempre la fazemes anteira.
Oubrigado a todes als que ajudoram: Pagando,trabalhando,quemendo e bebendo.E oubrigado tamen als que solo ajudoran quemendo e bebendo.Estes tenam siempre tiempo de se redimir: Pagando,trabalhando,quemendo e bebendo pa l'anho.
Se num hai quien pague e quien trabalhe,nim cum milagre de San Martino se fai la fiesta.
Oubrigado a todes.
Als mardomes:
Rapazote/Sabel
Carlos Pizgalho/Bélia
Demingues Rojo/Tresa
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
cumbite al cochinico
la ceita de l cochinico buolta a atacar i bai cumprir cula tradiçon de matança de l cochino tradicional cumo ten sido todos ls anhos. l local ye ne l sitio habitual ne l meio de l pobo pulas 9,30 horas l'ementa ye l cochenico.
estais cumbidados.
al sol
bobidas a la spera d'angordar ls cochinos

ya que ye die de sanmartino
proba l tou bino
mata l tou cochino.
e nós lha staremos sabado na fiesta de sanmartino com
lhume, sardinas, castanhas, bino ie buona sposiçon.
terça-feira, 9 de novembro de 2010
ditos
Será que António Aleixo, tenie razon quando dezie...
"Hai tantos burros mandando
an homes d'anteligéncia,
que a las bezes fico pensando,
se la burrice nun será ua ciéncia"
terça-feira, 2 de novembro de 2010
die de caça
die de caça
preguntamo-mos porquei ir la caça quando yá nun hai
para passear, ber terrenos que yá nun bemos la bastante tiempo caminos que só passamos se eisistir ua rezon.
i melhor inda para ancontrar un rosario de setas de scoba
hai siempre ua rezon para fazer qualquiera cousa....