S. MARTINHO DE ANGUEIRA (San Martino)

Área: 36,8 Km2.
Coordenadas: 41° 38' N 06° 20' W.
Densidade populacional: 9,8 hab./Km2.
População residente: 359 indivíduos.
Edifícios: 321.
Núcleos familiares residentes: 113.
Orago: São Pedro.
Terreno: Implantado num vale ao longo do Rio Angueira, é o único aglomerado e sede da Freguesia. No extremo norte do Concelho de Miranda do douro, confinante com território espanhol.
Acessibilidades: A acessibilidade a Miranda do Douro é garantida pelas E.M.'s 542 e 544, distando desta cerca de 25 km. A E.M. 542 possibilita ainda ligação ao exterior quer ao Concelho vizinho de Vimioso (lig. S. Martinho de Angueira - Avelanoso) quer a Espanha (fronteira de Três Marras) Alcanices.
Património: Igreja Matriz e a Capela do Stº Cristo, cruzeiros, um castro romanizado no seu termo e vestígios de arte rupestre no sítio do "Rebolhão. É, no entanto um aglomerado rural típico da região, onde predomina o xisto vermelho e o granito na estrutura
Actividades económicas: Agricultura, pecuária e comércio
Festas e Romarias: Santa Cruz (2 a 4 de Maio), N. Sra. do Rosário (Festa dos Pauliteiros) – (penúltimo dom. de Agosto) e S. Martinho (11 de Novembro)
Gastronomia: Posta mirandesa, churrasco de cordeiro, fumeiro
Artesanato: Cestaria, colchas, rendas, gaitas de foles, flautas castanholas, escanos, escultura em madeira.
Colectividades: Associação Cultural e Recreativa Amigos de S. Martinho, Associação de Caça e Pesca S. Martinhense, "FLORESTÁGUA" – – Associação de Produtores Florestais e Regantes , Cooperativa Agrícola de S. Martinho e Lar Paroquial.
Equipamentos sociais: a freguesia conta, há algum tempo, com um moderno Lar de Terceira Idade. Este, por sua vez, fica implantado na antiga “Cortinha da Abadia” e é distribuído por três pisos com ligação por elevador. Tem capacidade para vinte idosos em sistema de internato e trinta em sistema de externato. Neste último, os idosos contam com a assistência domiciliária e a limpeza de roupas. A freguesia possui também uma Casa do Povo que presta diversos serviços aos residentes. Neste edifício realizam-se, ao longo do ano, vários eventos culturais e desportivos de modo a reunir os habitantes.
Igreja Matriz
Este templo tem S. Pedro por orago.Interessa-nos sobretudo a sua espacialidade interior. O arco cruzeiro, datado de 1747, relaciona a capela maior com o corpo em cujas ilhargas se definem algumas capelas. No lado da epístola, a capela da Senhora do Rosário abre-se para a nave através de um arco pleno sobre pilastras de capitéis dóricos. No intradorso do fecho lê-se o cronograma de 1833. Já no lado do evangelho, alinham-se as capelas das Almas, junto ao presbitério, e a de Nossa Senhora da Purificação. Comunicando entre si, estes espaços abrem-se também para a nave pelo lançamento de dois arcos de grande vão que ou repousam em pilastras ou arrancam do pavimento, como acontece na capela da Purificação. Seja como for, a amplitude destas arcadas, implicam uma organização espacial muito próxima das soluções apresentadas por algumas igrejas de duas naves.
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
entrudo_2009
aqui vai uma pequena amostra do entrudo.

estamos a espera das reportagens para publicação.
vamos ser breves...
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
ceia a varanda
Esta mensagem foi-nos enviada pela Ghislaine, à qual não resistimos e publicamos, para que todos conheçam e divulguem esta artista samartineira e os intervenientes.
Obrigado Ghislaine.
Curta metragem "Last Friday"
"No verão de 2007, a primeira curta-metragem foi filmada em São Martinho.
Reconhecemos à passagem, alguns lugares e uma personalidade da nossa aldeia.
A primeira produção em terras Sao Martineiras é baseado em factos fictícios.
Actualmente disponível em francês (em breve uma versão legendada em Português será oferecida).
Atenção às almas sensíveis.
Ghis."
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
entrudo
No Entrudo os alunos da escola primária compravam um galo, conforme as possibilidades, improvisavam um andor, enfeitavam-no e ofereciam-o à Senhora Professora. Os mais habilidosos recitavam versos dedicados ao momento, faziam o testamento do galo e a professora oferecia doces e rebuçados. Neste dia rapazes e raparigas divertem-se atirando farinha uns aos outros. A cinza é um produto excelente para enfarruscar as raparigas porque sai facilmente com água e sabão. Ainda hoje se respeitam e praticam algumas tradições ligadas a algumas festas do calendário religioso.

este ano no carnaval vamos recriar esta tradição, sabado dia 21-02-2009 por isso estás convidado.
A tradição é como era.
a unica diferença é que como não há professora primária em samartino os galos vão ter que ser comidos, lá teremos que lhe arranjar finalidade.....uma tainada.
aparece...
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
carmelita
e tiu firminio cantava assim:
Dius te salbe Carmelita ermosa,
Que fuste sposa de San José,
Cumo stabas ne ls altos castilhos
Sperando las balas cuntra l lucifer.
Marie, la mulhier mais pura
Que ne l mundo puode haber,
Creada i nacida,
I nacida i creada,
Quando era açucena i quando cristal.
Que l diabro tomou por ampenho
Que l santo rosairo nun se há de rezar.
Debotos benien de manos lhegar
A rezar l rosairo, Marie,
Que l reino de l cielo
Queremos alcançar.
I queremos alcançar.
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
domingos augusto alves
este e o meu pai samartinheiro........domingos augusto alves.
esteve na espanha em pamplona até o 24 de abril de 1979 que faleceu num acidente.
a minha família ta en saomartinho,o meu tio chico, a minha tia maria ignacia,o meu tio Benjamin a tia isabel e o falecido delfim.
tinha tres filhas,as minhas irmas gemeas sonia e yolanda e eu amaya.
mando umas fotografias do pai, depois voces vem o que fazem com elas.
beijinhos amaya.
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
para quien nun las saca pula pinta
olhai que rapazas más guapas, estas!!!
para quien nun las saca pula pinta, son Sofia (arriba de l burrico) e Alina, primas de mi mai, Laurinda (la mas taluda) que aparece cun eilhas na fotografie.
mensagem de André Afonso
Subscrever:
Mensagens (Atom)